quinta-feira, setembro 30, 2010

TOURADA - A ARTE DA TORTURA

O texto que se segue foi publicado por mim no Facebook da RTP, como forma de protesto contra a exibição de touradas na televisão pública portuguesa. Não coloquei nenhuma foto de touros, porque já chega aqueles que vemos ensanguentados nos reclames a anunciar as corridas de touros na TV...


"É lamentável que a RTP continue a associar-se à tourada. É lamentável que seja impossível argumentar com os auto-denominados "aficionados", demasiado doutrinados no que reivindicam ser uma tradição, como se tal, por si só, seja argumento suficiente e que os "outros" devem reduzir-se ao silêncio e olhar para o lado. Por isso, repito, não vou tentar fazer ninguém mudar de ideia.
É inútil, tal como é inútil dialogar com extremistas religiosos, extremistas do futebol, etc... Mas a RTP, como prestador de serviço público, tem a obrigação de se adaptar à sociedade actual, e está na altura de fazer a diferença, ter uma atitude digna, bater com o pé no chão e afirmar: "Chega!" Chega de espectáculos degradantes, a coberto de leis duvidosas e imorais.
Ninguém me obriga a ver, mas também não me podem obrigar a ficar calado! Não me podem obrigar a ignorar que um grupo de seres humanos se reúne numa praça para se regozijar em ver um animal abusado até à morte! Por muito que tentem maquilhar, a tourada não é uma arte, tem tanta nobreza como uma luta de cães ou de galos.
Mas eu sei que um verdadeiro "aficionado" vai encolher os ombros e reproduzir uma série de falácia pré-fabricadas e comparações descabidas (comparar touradas com bitoques) para desconversar. A RTP tem a oportunidade de ser a primeira TV portuguesa a banir esta prática dos nossos ecrãs. Só falta dar o primeiro passo..."


"Transmitir tourada é uma mancha vergonhosa na televisão que devia ser de todos nós! Não é arte, não é cultura, apenas tortura, um resquício medieval preservado por lobbys bem posicionados. Recusem exibir tourada e tornem-se a TV do Século XXI ! Hoje,, e enquanto forem cúmplices desta vergonha, não me contem como espectador...." Hoje é dia de boicotar a RTP!"

Como habitual, deve cair em saco roto. Mas por muito que os defensores dos animais sejam ignorados, humilhados e censurados, algum dia vamos conseguir mudar as consciências e fazer frente aos lobbys que são a única coisa que permite que em pleno Séc. XXI ainda se realizem vergonhas como esta. Há poucas décadas meia dúzia de púdicos obrigou a interromper a emissão na RTP de um filme com maminhas e cús. E agora em 2010, sob os protestos de milhares de espectadores exibe-se um divertimento digno de um país do Terceiro Mundo, um espectáculo que tem como climax a tortura sádica de um animal. E existe quem tenha a lata de fazer comparações com os animais abatidos para consumo de carne. Não tem comparação possível matar um animal para subsistência ou para puro gáudio de uma multidão (que pelos seus comentários se julga muito culta e superior). Os problemas relacionados coma a criação e abate de animais TAMBÈM têm que ser corrigidos, não podem ser usados como desculpa preguiçosa para justificar a continuação de uma prática abominável. Só somos superiores a esses animais no intelecto, já era hora de começar a usá-lo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande homem, gostei do teu texto, e isso é uma grande verdade em questão a filmes eroticos,quer dizer não se podem mostrar corpos nús que é uma coisa extremamente natural e não apoia carnificinas,que para certas pessoas é uma badalhoquíce, mas massacrar animais de uma forma injusta, passando a fazer troça e humilhação já se torna num espetaculo de culto, realmente não sei bem em que mundo vivo, nem sei bem onde é que este mundo vai parar.